Marketing para Consultório Odontológico (Atraindo Clientes em 3 Etapas)
Como usar o marketing para consultório odontológico e atrai dezenas de clientes diariamente através da internet.
Apesar do marketing digital já fazer parte do dia a dia de várias empresas, infelizmente, ainda temos uma grande parcela de negócios que simplesmente escolheram não priorizar ações que podem aumentar o número de vendas.
Alguns donos de consultórios até fazem algumas ações nas redes sociais, ou até mesmo, estão presentes na internet com um belo site. As coisas tornam-se um pouco mais difícil quando não existe uma estratégia de marketing digital eficaz, como uma campanha de aquisição e de conversão, onde as necessidades do público serão levemente resolvidas, de forma que, o relacionamento com o potencial cliente não morre em apenas uma conversa.
Esse é o contexto, que você dentista pode se aproveitar, pois é certo que muitos já tem se beneficiado. Preparado? Então saiba como:
- Construir uma Presença Online
- Cria isca digital que atraem pessoas certa para o consultório
- Como acelerar a atração novos clientes
Continue lendo para saber quais práticas outros profissionais já estão implementado. 😉
1. Canais e Ferramentas
Nem todas redes sociais podem funcionar para você. Vou mencionar algumas que meus clientes já tiveram resultados interessantes.
A rede social para entrega de conteúdo e interações com o público. Compartilhe o dia a dia do consultório, isso aproximará as pessoas da sua marca. Veja um comparativo em relação ao engajamento se comparado à outras grandes redes sociais:
Criar uma fanpage (página de negócios e não perfil pessoal) ajuda e muito na construção da sua marca, mesmo que seja o seu nome em evidência. Além do mais, a página empresarial permite criar anúncios para públicos segmentados, atraindo ainda mais pessoas relevantes ao consultório odontológico.
Vamos imaginar que você publicou um (artigo, imagem ou vídeo) e quer que outras pessoas sejam alcançadas, basta impulsioná-la para o local e pessoas que desejar.
Outro ponto é em estabelecer uma primeira conversa, seja através dos comentários, ou pelo chat de atendimento (Messenger). Já acompanhei, junto aos meus clientes, várias consultas marcadas através desta ferramenta.
SITE E BLOG
Uma das premissas de um negócio, caso ele queira também existir de forma online e não só no ambiente físico, é a construção de um site e uma página para publicar conteúdos sobre a área.
Um site permite agrupar todas informações do negócio, além de ser o principal canal de agendamento de consultas online, já que permite vincular ferramentas de chat-online, calendário de agendamento, e-mail, telefone, etc.
O blog vinculado ao site, por sua vez, será o pilar das iscas de atração do público-alvo. Se você compartilhar conteúdos específicos sobre as necessidades e objeções do seu público, é inevitável que – aquelas milhares de pessoas que buscam diariamente no Google uma solução para o seu problema – não cheguem até você.
Entre outros benefícios, será possível captar o e-mails dessas pessoas, o que chamamos de (leads), para construir um relacionamento até que esse contato vire um cliente.
2. Conteúdo
Aqui você, melhor do que ninguém, vai listar quais as maiores dúvidas dos pacientes, quais as dificuldades que o público vem enfrentando e as objeções que frustram eles na hora que enfrentam algum tipo de problema.
Este é um exemplo quando pesquisamos no maior buscador da internet:
Com o exemplo acima do termo procurado, já temos ideia de conteúdos para produzir. Aproveito para citar alguns tipos conteúdo:
- Artigos escritos sobre alguma necessidade do público;
- Imagem com dicas rápidas sobre odontologia preventiva + texto com descrição;
- Vídeos informativos e gráficos de alguma forma de tratamento;
- Fotos com pacientes;
- Depoimentos de pacientes;
- Imagens inspiracionais de algumas datas comemorativas;
Nunca: em hipótese alguma você deve compartilhar imagens que deixam amostra de sangue ou tratamentos cirúrgicos. Acredite, só vai espantar as pessoas e não atraí-las. 😉
3. Google
Se você não está no Google, não espere muito de ações na internet. 70% das pessoas pesquisam nesse buscador antes de comprar algo.
- Cadastre seu negócio no Google My Business: informações como a localidade do consultório odontológico e demais contatos, ficarão visíveis à todos que fizerem a busca na internet. veja exemplo abaixo:
- Google Adwords: esta ferramenta vai aumentar e muito as chances das pessoas te encontrarem. Por meio dele, vai ser possível criar anúncios pagos com termos (palavras-chave) que pessoas pesquisam, mas com um diferencial, as primeiras colocações são os resultados desses anúncios pagos, aumentando ainda mais as chances de encontrar seu consultório odontológico na internet. Veja a seguir:
A primeira posição trouxe um anúncio (normalmente traz 4). A segunda e terceira trouxe artigos de blogs, o que já falamos a importância no item anterior.
Recapitulando…
- Você viu os melhores canais sociais para ter uma presença online efetiva;
- Conheceu a maneira mais eficaz para atrair pessoas e também alguns tipos de conteúdos para usar;
- Conheceu uma ferramenta poderosa, o Google, para aproveitar duas diferentes formas de estar presente na internet;
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