Aumente sua Produtividade e crie Hábitos de Sucesso (Parte 1)

A maioria quer resultados maiores, ter mais de 24 horas, dar conta de dezenas de tarefas. Mas como aumentar sua produtividade e criar hábito de sucesso?

Nunca se falou tanto em produtividade – como a saída para resolver muitos dos problemas – que muitas vezes nós mesmos os criamos.

Nossos hábitos falam por si – quantos já ouviram que não tem tempo para algo – mesmo sabendo que o tempo é igual para todos.

Hoje temos visto o crescimento dos profissionais “autônomos” (termo que atribuí para definir os profissionais liberais e também empreendedores).

Os resultados do negócio desse “novo profissional” muito se deve à capacidade que ele tem para conduzir diversas através da sua performance. Por outro lado, muitos tem falhado na busca por atingirem um alto grau de produtividade.

Nessa (primeira parte) vamos falar das 5 dicas práticas para você aplicar ainda hoje na busca pelo ganho de produtividade e na criação por hábitos de sucesso:

1.  Avalie seus hábitos diários
2.  Elimine as distrações e os vilões da produtividade
3.  Defina suas prioridades
4.  Sabotando a procrastinação
5.  Lidando com o excesso de informação

1 – Avalie seus hábitos diários

hábitos diários

A maioria das listas dos afazeres, entretanto, priorizam as atividades erradas. Elas costumam focar em problemas importantes que te pressionam ao invés de gastar seu tempo onde você pode ser mais eficiente.

Por exemplo, o Princípio de Pareto, que basicamente afirma que 20% do seu esforço gera 80% dos resultados, é uma ótima alternativa para uma “lista de afazeres” ou “lista 20-80”. Outro ponto importante – praticamente 50% das nossas ações diárias são feitas no “piloto automático”.

De acordo com Charles Duhigg, autor do livro: O Poder do Hábito, os hábitos são formados por três elementos básicos:
• Gatilho (responsável por despertar a rotina)
• Rotina (aquilo que você construiu desde um certo tempo)
• Recompensa (na maioria das vezes – inconscientemente – fazemos o que já temos programado nas nossas mentes) .O segredo está em mudar a rotina de forma a conseguir a mesma recompensa e associá-la ao mesmo gatilho.

Segundo a ciência, o cérebro leva aproximadamente 21 dias para internizar uma nova prática

Hack: crie o ‘hábito’ de anotar os hábitos ruins, assim você se lembrará com maior facilidade e poderá reprogramá-lo.

2 – Elimine as distrações e os vilões da produtividade

Inimigos da Produtividade

Para cada um existe o seu ladrão da alta performance. Mas não há dúvidas que os smartphones tem preenchido boa parte do tempo – cada vez mais disputado das pessoas.

A facilidade no acesso as redes sociais e aplicativos é uma das maiores razões para a falta de produtividade. O problema não está no uso, mas sim no momento em que se está sendo usado.  

Pasmem, mas segundo uma pesquisa feita pela Triad ao Fantástico, levantou que: 60% das pessoas acessa as redes sociais no horário de trabalho, 27% jogam algum tipo de jogo, 52% procuram emprego no horáro de expediente. Dessa forma fica claro que os resultados são completamente prejudicados.

Se você trabalha em casa, o risco pode ser ainda maior. Então, comece a definir o tempo para cada prática que julgue importante, não há como eliminá-las por completo, mas se tiver dificuldades, corte o mal pela raiz. 😉

Hack: defina horários para os momentos de entretenimento. Aproveite as pausas – coffee break.

3 – Defina suas prioridades

Prioridades

Nunca – mas nunca mesmo – devemos nos comprometer com diversos afazeres, uma por que não daremos conta, e mesmo que venhamos executar diversas atividades ao mesmo tempo, como diz um ditado “endo a pressa inimiga da perfeição” a qualidade final do trabalho pode vir a ser no mínimo questionável.

Realize o que é urgente primeiro, e você pode avaliar perguntando a si mesmo sobre as consequências daquela tarefa, caso não seja feito naquele exato momento. Temos tarefas prioritárias e obrigações secundárias, temos apenas que nos organizar quanto a isso.

Muitos gostam de ser multitarefa, mas é bem provável que sua performance terá uma queda de 40% na produtividade bem como aumento de 10% no nível de estresse. Fonte de um artigo da  Harvard Business Review.

Hack: finalize a tarefa 100% e só depois inicia a seguinte. Defina suas prioridades, não só daquele dia, mas de até 3 dias à frente.

4 – Sabotando a procrastinação

Procrastinando

Todos, sem exceção, procrastinam diariamente ou já procrastinaram em algum momento.

Por que sabotar a procrastinação? Por que se não formos mais esperto que esse comportamento, ele facilmente nos vencerá.

Porque fazer hoje o que você pode deixar para amanhã?

É fácil responder a “famosa frase” acima, por que temos uma forte tendência em adiar as tarefas mais difíceis ou que exigem maior esforço e tempo para ser concluída, tudo por que nosso cérebro quer nos manter na zona de conforto.

Uma das maiores práticas da procrastinação está na inquietação e organização. A primeira faz com que percamos o foco a todo momento com outras distrações ou execuções de outras mini-tarefas. A segunda por causa do senso de perfeição no planejamento e controle dos mínimos detalhes.

Hack: se comprometa com outra pessoa sobre a tarefa a ser concluída, quebre em pequenos passos de execução para sentir pequenas vitórias ao longo da aplicação.

5 – Lidando com o excesso de informação

Excesso de Informação

Ao mesmo tempo que a internet nos ajudou devido ao fácil acesso às milhares de informações, dificilmente saberemos lidar ou conviver com um problema, que até então, não existia em décadas atrás.

Temos facilidade no acesso à conteúdos como este, se por um lado é bom, por outro pode ser ruim caso não esteja alinhados com nossos objetivos.

Em algum momento já nos vimos perder horas e horas na busca por novas informações e quando nos deparamos com o prazo para conclusão do trabalho, já estava no limite, e pior, com a sensação de cansaço e perda de produtividade.

Hack: consuma aquilo que está ligado ao seu objetivo. Adiciona para ver depois o que acha interessante e reserve um dia e horário para consumi-lo.

Se preparando para a (Parte 2)…

1.  Tenha “foco” para alcançar seus resultados
2.  Rotina produtiva e com qualidade
3.  Busque por novos conhecimentos
4.  Alimentação é o ingrediente para a alta performance
5.  Ferramentas de produtividade


Receba Novidades

Cadastre-se gratuitamente e receba novidades do blog no e-mail!

[mc4wp_form id=”26″]

 

Abner Augusto

Sou o Abner Augusto, atuo como Business Coach e Consultor de Marketing, ajudo Coaches "Aumentar Visibilidade e Vendas na Internet"

Website: https://abneraugusto.com.br/