3 Pilares do Marketing Digital para Atrair Clientes e Vender Mais
(Fonte: Google). 74% das pessoas pesquisam no Google antes de comprar. Como as empresas podem aumentar sua presença online para atrair o público e vender mais.
“Quem não é visto, não é lembrado”. Por falar em visibilidade, nos últimos 30 dias, quantas pessoas visitaram seu site advindas do Google, Redes Sociais, Campanhas pagas – ou mesmo visitando o negócio físico, pedindo orçamento, consultas, etc.
O fato é que ainda vivenciamos um cenário de recessão nas vendas, queda no número de clientes e baixa procura. O objetivo do Marketing Digital é usar estratégias em diferentes canais online para promover a promoção de uma marca na internet. Em geral, sabemos que, se comparado ao marketing tradicional – o digital tem um custo bem inferior – além de ser muito mais assertivo –, já que todos os resultados podem ser mensurados e analisados para futuras otimizações e melhorias no processo de vendas online.
Neste artigo eu vou mostrar como uma empresa pode iniciar um processo de vendas contínua, simplesmente por entender a funcionalidade de cada canal, como gerar maior visibilidade e atrair centenas de pessoas diariamente.
Não será da noite para o dia. Esse é um dos motivos que muitos profissionais e empresas não investem em marketing. Outro ponto é querer recuperar o investimento e ter retorno rápido sem respeitar o tempo que cada canal precisa para atingir os resultados.
Agora vou compartilhar os 3 pilares que eu acredito ser o caminho mais efetivo para aumentar a presença online -atrair o público-alvo e consequentemente vender mais.
1. Presença Online
Uma das premissas para ser encontrado na internet é através de um site. As Redes Sociais também são fundamentais para promover a marca.
Um site representa sua marca na internet
Por meio das buscas no Google a empresa pode facilmente ser encontrada e de forma gratuita. Para isso acontecer, o site deve contar com algumas otimizações – o que chamamos de SEO (otimização para mecanismos de busca). Veja um exemplo a seguir:
O termo buscado foi [petshop em sp] e estes foram os resultados orgânico, ou seja, não são pagos – como aqueles que aparecem (anúncio) na parte superior e inferior da página.
Destaquei 3 pontos: o título, descrição e até extensões (nos casos de uma boa otimização). Essas informações são primordiais para seu público possa encontrá-lo quando pesquisam no Google.
Abaixo estão os resultados de uma breve pesquisa feita na ferramenta Keyword Planner do Google com o número de buscas no período de 30 dias.
Portanto, um site é fonte de oportunidades, ele é um canal que permite atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço, seja qual for o segmento.
Redes Sociais
Os canais sociais apesar de serem considerados uma (casa alugada), termo dado já que a qualquer momento podem deixar de existir, muito pode ser feito, seja através da geração de conteúdo com foco nos interesses do público ou no relacionamento com os fãs e seguidores. Eles também podem servir como fonte de tráfego ao direcionar os visitantes ao site – ou simplesmente iniciando uma conversa direto pela mídia social.
Começamos citando a empresa Cobasi como exemplo, então continuamos com ela para mostrar alguns dos seus canais sociais. Nas imagens abaixo vemos o Facebook e Instagram logo quando buscamos com um termo semelhante ao citado antes.
O interessante é que, uma vez iniciado uma conversa com seu público através de qualquer uma das redes sociais, o próximo passo é direcioná-los à um canal de aquisição – neste momento o site cumpre muito bem essa função – devido às informações e conteúdos relacionados ao negócio que estarão disponíveis na plataforma.
2. Marketing de Conteúdo
Com a Presença Online garantida, chegou a hora de atrair as pessoas através de conteúdo relevante, seja por meio de um blog, mídias sociais, vídeos no youtube, imagens. Se um bom conteúdo é conhecido com rei, falhar nesse momento pode ser fatal para a empresa que precisa produzir os seguintes resultados:
Relevância. Autoridade. Reputação.
Todo o conteúdo produzido, e que seja relevante – seja por um especialista contratado – colaborador da empresa ou até mesmo pelo profissional e empresário -, uma vez compartilhado junto aos canais mencionados acima, serão propagados e ganharão relevância, além de chamar atenção dos usuários. Consequentemente, o conteúdo promoverá uma cartela de potencias clientes.
A estratégia de conteúdo ajudará a empresa no ganho de autoridade online e, acima de tudo, o comportamento do usuário poderá ser monitorado a fim de entender como estão vendo a marca na internet. Uma vez visto, é gerado a reputação, seja boa ou ruim.
Conversão por meio de conteúdo
Imagine que o conteúdo será responsável por atrair audiência, o assunto e qualidade do que foi dito pode gerar credibilidade para a marca, e será responsável por captar a atenção de quem busca uma solução para seu problema.
Essa é uma das formas mais rentáveis para transformar pessoas interessadas no que a empresa tem a oferecer em clientes.
O Conteúdos prevê a melhora no posicionamento nos resultados do Google. Todo esse trabalho é importante para identificar e coletar os dados do visitante a fim de iniciar uma conversa mais objetiva voltada para venda. Antes disso, ainda é possível entregar conteúdos específicos para sanar as maiores dúvidas dos prospects, simplesmente usando o contato que ele pode deixar no seu site ou blog – após ter baixado algum material que venha disponibilizar.
Alinhar os objetivos do negócio com estratégia de marketing de conteúdo precisa ser contínua para obter bons resultados. Mais uma vez, os resultados não aparecerão da noite para o dia, mas quem o faz – já está na frente – porque uma vez realizado o conteúdo sempre estará disponível na internet.
3. Campanhas para Conversão
Agora que sua marca já tem Presença Online e está gerando Conteúdo relevante ao público, trabalhar com campanhas no Google Adwords e Facebook Ads são efetivas para alcançar consumidores interessados no seu produto ou serviço, mesmo que não esteja buscando naquele momento.
Aqui, o objetivo é levar o usuário ao site, lá existem mais opções para destacar os benefícios e esclarecer as maiores dúvidas possíveis.
Ainda com o termo [petshop em SP] para a busca feita no Google, identificamos alguns resultados de anúncios pagos, onde a probabilidade do usuário tornar seu cliente é muito grande. Vejamos:
Abaixo, estão alguns dos objetivo de marketing para fazer Campanhas no Facebook. A escolha estará alinhada ao perfil do cliente – dependendo de cada segmento.
Conclusão
Seja o seu segmento um petshop, serviços, saúde, beleza, cursos, educação, etc…podemos ver que os 3 pilares apresentados cumpre a seguinte ordem: presença, tráfego e conversão, etapas que uma empresa precisa cumprir se quiser fazer negócios por meio da internet, por meio do tão falado marketing digital.
Se você chegou até esse conteúdo por meio do Google ou Redes Sociais, o que foi dito aqui, deve ter ficado mais claro sobre essa estratégia simples – porém eficaz.
Recapitulando…
- Presença Online: como ser visto pelas pessoas através dos mecanismos de busca
- Marketing de Conteúdo: como usar conteúdo relevante para atrair o público-alvo e estabelecer relacionamento
- Campanhas para Conversão: como unir as etapas anteriores e investir em mídias pagas para vender seus produtos ou serviços através de campanhas no Google ou Facebook.