Como um Consultor de Marketing Digital pode ajudar a divulgar minha empresa na internet

Como um Consultor de Marketing Digital pode ajudar minha empresa

Se o seu negócio não faz marketing na internet, ou se faz, mas não obtém bons resultados, eu tenho uma boa notícia para você. Sou o Abner Augusto, especialista em Marketing Digital e Vendas Online e hoje vou mostrar a você o diferencial que uma consultoria de marketing digital pode causar na sua empresa.

Imaginem o seguinte cenário: você investe tempo e dinheiro para produzir conteúdo nas redes sociais, cria artigos para o blog, promove o conteúdo com campanhas no Facebook Ads – até no Google Adwords para promover seus produtos e serviços nos mecanismos de busca. Mas os resultados vêm. Você chega a se perguntar, o que tenha feito de de errado?

A resposta é, depende.

Se você é um empreendedor, provavelmente existe  alguém responsável por essas atividades. Se é um profissional liberal, costuma fazer você mesmo – usando seu tempo e recursos para não comprometer o caixa da empresa. É claro que os dois exemplos não é uma regra, mas é o que tenho visto em muitos casos.

Uma coisa é certa, não adianta apenas fazer algumas ações de marketing online sem entender de fato, o principal objetivo que deseja alcançar e quais as etapas a serem executadas.

No artigo anterior falei sobre atrair clientes e vender mais usando 3 pilares do marketing digital que é basicamente: Presença, Tráfego e Conversão. Para cada etapa, é preciso identificar as estratégias mais assertivas no segmento de atuação, e também avaliar o impacto que cada canal terá após a execução.

A pessoa à frente da empresa – pode sim ser capaz de executar uma boa estratégia de marketing online -, mas na maioria das vezes isso não ocorre. O fato é que, devido a esse contexto, muitas empresas desistem de investir em marketing por não apresentar resultados num curto à médio prazo.

É nesse momento que um Especialista de Marketing Digital poderá contribuir no crescimento do negócio. Mesmo que a empresa opte por uma Consultoria de Marketing Digital, em muitos casos, a parte da execução fica por conta do consultor digital, tanto quanto identificar os canais e ferramentas disponíveis, testadas e comprovadas, para obter maior assertividade em ações de divulgação e garantir uma visibilidade com maiores possibilidades de conversão em lucro.

É claro que, em outros casos, o trabalho do Consultor Digital será no planejamento e supervisão da implementação – tanto quanto na análise dos resultados – métricas KPIs.

Uma agência também pode fazer esse tipo de trabalho para pequenas empresas e profissionais liberais, mas os profissionais e empresas que me procuram, normalmente não contam com grandes investimentos, além do mais, preferem contar com um especialista para controle das estratégias, onde contribui até na comunicação com os envolvidos no projeto.

Como saber se preciso contar com um Consultor de Marketing Digital:

  • Não há consistência na execução dos serviços, seja por falta de tempo ou alguém especializado.
  • As estratégias que sua empresa tem utilizado não estão dando retorno.
  • Você não consegue enxergar perspectivas de aumentar as vendas pela internet.
  • Os profissionais que estão à frente não conseguem obter resultados concretos – o que é muito diferente de apenas obter curtida na página.

Agora confira as 4 frentes que um Consultor de Marketing Digital atua

1. Objetivo da Presença Online

O primeiro passo é estar presente nos principais canais para o segmento de atuação. Mas antes, haverá uma análise do mercado para identificar as reais necessidades da empresa alinhado aos objetivos.

A presença online é um ponto fundamental para que o público-alvo encontre a empresa através dos sites de buscas e redes sociais. Se a empresa já estiver presente em algum canal, será realizado uma otimização para construção de presença na internet.

Nessa hora, ações como essas devem ser implementadas:

  • Desenvolvimento de Sites
  • Campanhas de Anúncios no Facebook e Google
  • Criação de conteúdo para Blog e Redes Sociais
  • SEO (Otimização nos Mecanismos de Busca)
  • E-mail marketing
  • Design

2. Necessidade imediata em função do mercado e concorrência

Nesta segunda etapa será feito uma análise profunda no mercado e concorrência, e mediante o diagnóstico apresentado, são determinadas as prioridades que deverão ser executadas.

Vamos imaginar que seu concorrente já está com o site no ar, as redes sociais gerando conteúdo e engajamento com o público, as campanhas com alto nível de conversão e consequentemente vem gerando mais vendas, mais encomendas, pedidos de orçamento, consultas, visitas na loja, compras no site, etc. Tudo isso resultado de um trabalho feito de maneira correta e consistente.

Há quem não deseja alcançar resultados maiores, mas é provável que eu nem fique sabendo, já que meu objetivo como Especialista de Marketing Digital é ajudar profissionais e empresas que desejam aumentar seus resultados por meio da internet.

3. Definição dos canais mais importantes ao negócio

As ferramentas quase sempre causam desperdício de tempo, pois não é a quantidade da presença em determinados canais que produzirá maiores resultados. Alguns canais é preciso uma implementação imediata, já outros não, e o que o especialista vai se comprometer, é no atingimento dos objetivos em curto, médio e longo prazo.

Exemplo das diferentes frentes de tráfego:

  • Mídias Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Twitter, Google Plus, SnapChat.
  • Site, Blog, Landind Page
  • Campanhas em mídia paga: Google Adwords, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Youtube
  • Entre outras para relacionamento com clientes e análise de performance.

4. Análise dos primeiros resultados, métricas e otimizações

Por fim, não menos importante, é feito a análise em cada canal para medir a eficácia dos resultados alcançados, conforme objetivo proposto no início do projeto.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.”
William Edwards Deming

Mesmo sendo uma empresa pequena ou novo empreendedor, é imprescindível acompanhar os indicadores-chave do negócio, para poder tomar decisões baseadas em métricas de marketing digital.

Principais indicadores-chave:

  • Sessões ou Visitas no site ou páginas de vendas
  • Taxa de Conversão: 100 potenciais clientes, 5 compraram, a taxa é de 5%
  • ROI e ROAS: enquanto um mede o retorno sobre o investimento (faturamento – despesas = ROI), o outro mede apenas as despesas envolvidas com publicidade e se houve retorno do investimento (Google Adwords e Facebook Ads por exemplo).
  • CPA ou CAC: ambos são indicadores que medem o custo pela aquisição de cada cliente ou custo por venda.

Em termos gerais, para as empresas todo objetivo é vender, o que não deixa de estar correto. O que não é certo é esperar resultados imediatos fazendo marketing de qualquer maneira.

Concluindo…

Você reparou que o foco do consultor de marketing digital é ajudar empresas e profissionais que querem fazer marketing na internet da maneira certa e gastando menos?

O foco do especialista é no planejamento, implementação, e até execução, conforme objetivos de marketing da empresa.

Seja qual for o segmento de atuação, a única certeza, é que existe um concorrente nesse exato momento cumprindo todas as etapas mencionadas. Então vamos em frente?


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Abner Augusto

Sou o Abner Augusto, atuo como Business Coach e Consultor de Marketing, ajudo Coaches "Aumentar Visibilidade e Vendas na Internet"

Website: https://abneraugusto.com.br/