Lições de empreendedorismo no evento Power House 17

Vou compartilhar algumas lições de empreendedorismo após o evento evento Power House 2017 liderado por Flávio Augusto da Silva que ocorreu no dia 15 de maio.
Para quem se atreve a entrar no universo empreendedor é fundamental a busca por novos conhecimentos. Já falei da importância do autoconhecimento e como ele pode nos ajudar a encontrar os melhores caminhos, tomar melhores decisões e aprender todos os dias.
Então, vamos lá?

Ser voluntário é enriquecedor
Primeiro porque você passa a ser parte daquilo que está envolvido, e o resultado é sair plenamente satisfeito pelo tempo e disposição que dedicou em ser útil, para algo em que acredita mudar de fato a vida das pessoas. Servir é gratificante quando, de alguma maneira, pode ajudar alguém. Então no final, mesmo que a ajuda seja para um mega evento, nossa contribuição tornará o dia de alguém muito melhor – principalmente porque fazemos o papel da solução de problemas.
Distribua carinho em pessoas e não em coisas
Estar à disposição, auxiliar, ser prestativo, é e sempre será o desejo daqueles que querem liderar um dia. Um tema muito importante abordado pelo Alexandre Tadeu da Costa (fundador da Cacau Show), o conceito apresentado foi do “estabelecer uma cultura favorável para o crescimento das pessoas”. Tudo passaria despercebido, se não fosse pelo fato do próprio fundador fazer questão de participar de cada momento da empresa, desde o almoço almoço comemorativo com colaboradores à entrega do produto ao cliente. O fato é que exemplos como esse nos faz repensar sobre o verdadeiro conceito de liderança, algo tão escasso hoje em dia em nosso país. Por fim, compreendemos que pessoas inspira pessoas, as coisas são apenas parte da nossa satisfação e reconhecimento pessoal, nunca maior que nós mesmos. Fazer o melhor por algo que não é nosso, por exemplo – se dedicando à função designada na empresa -, pode ser o início do nosso próprio empreendimento.
Tenha foco, força e fé
Alcançar sucesso é sem dúvidas o sonho de todos, mas a única certeza que devemos ter é que, enfrentaremos um caminho cheio de obstáculos.
Para muitos o objetivo de um alpinista é “chegar ao topo da montanha” – mas é o percurso – acompanhado da subida e descida – que vai gerar ao alpinista o sentimento de objetivo alcançado.
O empresário Carlos Wizard citou 7 passos para conquistar nossos maiores sonhos, e para mim que vem buscando diariamente melhor performance para alcançar maiores resultados, usar o termo (foco, força e fé) resume bem os ingredientes necessário para chegar lá. Infelizmente, em tempos de excesso de informação perdemos o foco com distrações que nos afastam do objetivo final, as vezes nem sabemos ao certo o que queremos – ou onde queremos chegar -, e para tornar ainda mais cheio de obstáculos a caminhada, manter-se forte em circunstâncias desfavoráveis do dia a dia é um grande desafio.
A fé é a escolha sábia que não pode ser deixada de lado. Concordo quando ele cita – Deus como maior fonte de inspiração e refúgio para os dias difíceis -, pois nessa hora pode ser que nem as pessoas mais próximas poderão prover o apoio que a fé em algo maior poderá.
Turn Around
Virar o jogo: esse tema abordado pelo Flávio Augusto é uma reflexão que temos que fazer sobre virar o jogo literalmente. As vezes toleramos coisas que nos fazem mal, e mesmo sendo nociva, acabamos por mantê-las em nossa vida. Então por que toleramos? Normalmente não gostamos de mudanças repentinas, o maior desafio é sair da nossa zona de conforto, mas sem dúvida, ir numa direção contrária a que estamos indo é – em muitos casos – o melhor a ser feito. Quando perdi meu emprego formal tive que tomar essa decisão, e para cada um existe um preço a ser pago. Portanto, só o que está morto não muda. Não mudar é ficar para trás. O mundo de hoje não é o mesmo de ontem. Nosso papel é acompanhar as mudanças.
Receba Novidades
Cadastre-se gratuitamente e receba novidades do blog no e-mail!
[mc4wp_form id=”26″]