Marketing no Instagram para Coaches. Estratégias práticas para Atrair, Engajar e Converter
Olá, Coach! Saiba como é possível fechar contratos sem investir em anúncio, usar grandes métodos ou tendo que dominar dezenas de ferramentas de marketing digital.
A verdade é que a maioria dos coaches que eu conheço ou já atendi numa Consultoria de Marketing para Coaches, tinha grandes dificuldades em usar o marketing digital para fechar novos contratos, simplesmente porque ficavam travados com tantas informações disponíveis na internet.
Hoje sabemos que mais de 90% dos processos de compra têm início em uma busca online.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre quase tudo, ou vem fazendo marketing digital no seu negócio e até consegue algum resultado. Mas para aqueles que ainda estão insatisfeito com os resultados obtidos, quero te convidar a traçar um plano de ação para se aproximar rapidamente do seu objetivo.
Vou compartilhar estratégias simples e práticas que uso com meus clientes usando apenas o Instagram.
E porque eu faria isso? Simples, por que meu objetivo como Especialista de Marketing Digital e Vendas Online é fazer com que profissionais e empresas alavanque seus resultados por meio da internet e impacte positivamente o mercado.
Se isso lhe interessar – vamos em frente!
Até o fim desse artigo você vai saber:
〉〉 Como aproveitar 700 milhões de oportunidades na rede social que mais cresce no mundo;
〉〉 Como passar a mensagem certa e atrair seu público para vender seu serviço de Coaching;
〉〉 Como conseguir clientes pro-bono diariamente usando apenas uma rede social;
〉 〉 〉 BÔNUS: também vou compartilhar dicas e ferramentas essenciais para acelerar seus resultados e facilitar sua vida 😉.
# INSTAGRAM – 700 milhões de oportunidades
⇒ A rede social alcança a marca de mais de 700 milhões de usuários ativos.
⇒ 200 milhões de pessoas usam o recurso de histórias (Stories) diariamente.
⇒ Mais de 60% de engajamento se comparado ao Facebook.
⇒ 70% dos usuários checam seus perfis pelo menos uma vez ao dia e 35% várias vezes ao dia.
⇒ 61% dos usuários curtem 1 foto ao dia enquanto 30% curtem 10 por dia.
Minha intenção não é que você apoie seu negócio apenas nesta rede social, mas que aproveite ao máximo esse canal – que é uma fonte inestimável de oportunidades – onde muitos Coaches já tiveram bons resultados.
Aplique ainda hoje essa estratégia em 3 etapas:
1. Stories – 200 milhões de oportunidades
Publique (vídeo ou imagem) com mensagens diárias que ajudam a solucionar as dores e objeções da sua persona. Imaginem o que ele(a) gostaria de ouvir sobre determinado assunto e como essa mensagem o ajudaria a resolver seus problemas.
(Por exemplo: coaching para relacionamento amoroso, como evitar rompimentos e desgastes na relação – coaching de carreira, como ganhar uma promoção ou superar o desemprego criando sua própria renda).
Outros temas para você compartilhar diariamente: depoimentos (escritos são mais fáceis ou em vídeo), eventos que participar, livros que está lendo, algum momento do dia, antecipar avisando sobre novo artigo ou vídeo, etc.
Lembre-se que, pessoas gostam de ver sobre pessoas, a integridade com o que fazemos as coisas – dizem quem somos -, ótimo momento para criar autoridade, promover sua imagem pessoal e construir confiança junto ao público. Feito isso, você vai preparar o público para as etapas seguintes.
2. Construindo reciprocidade
Você chegou à um determinado número de seguidores, nada melhor que presentear aqueles que acompanharam essa trajetória. Talvez você diz: “há eu já fiz isso e não deu resultados”, é por isso que a primeira etapa é fundamental ter constância. Vou dar um exemplo prático que um cliente fez e conseguiu – nada mais nada menos – que 2 contratos após oferecer sessão gratuita para 6 pessoas.
Alguns dizem que as pessoas não valorizam algo gratuito, mas posso afirmar que, se tiver um sentimento de “estou sendo presenteado”, a recepção muda imediatamente.
(Imagem pessoal + Texto):
“6000 seguidores e quero comemorar com você. Os 6 primeiros que mandarem por Direct ganharão uma sessão de Coaching para aprender a construir sua Independência Financeira”.
PS. essa estratégia simples pode ser usada sempre que obter upgrade nos seguidores. A etapa seguinte é importante aplicá-la semanalmente.
3. Direct com CTA (chamada para ação)
Agora que você compartilhou sua mensagem diária com a audiência que construiu, é hora de chamar as mais engajadas para uma conversa. Identifique aquelas pessoas que visualizaram seu Stories e até aquelas mais engajadas com suas postagens, pois quando falamos com uma lista quente (público engajado) fica mais fácil obter conversões.
Exemplo de texto persuasivo e estrutura para compartilhar por Direct:
– Promessa: qual a mudança que a pessoa vai alcançar?
– Causa: mencionar dores, problemas enfrentados relacionado a promessa que você fez.
– Solução: qual sua recomendação para esta pessoa, caso ela queira alcançar a mudança.
– Oferta: sua chamada para ação (sessão) + bônus (algo exclusivo para ela)
“olá (nome da pessoa), tudo bem? Se você quer alcançar sua Independência Financeira não ignore este convite!
Qual sua maior dificuldade neste momento: ganhar mais dinheiro, gerir e não perder ou saber multiplicar aplicando em bons investimentos?
Para que você comece a construir seu futuro hoje mesmo essas três bases precisam funcionar muito bem.
Minha missão é ajudá-lo a dar o primeiro passo, criar um plano de ação e colher os primeiros resultados. Porém tenho somente 3 vagas (45min via skype). Me responda caso esteja comprometido. Ainda vou presenteá-lo com um bônus. Nos vemos na aula.
Se você já aprendeu um pouco sobre marketing, já deve ter ouvido falar em Gatilhos Mentais ou sobre Copywriting. Mas sua mensagem deve estar inserida dentro de um contexto. As etapas apresentadas constrói uma ponte para você fazer sua oferta na sessão Pro-bono.
#BÔNUS: Dicas e Ferramentas para acelerar seus resultados
⇒ Use o link da Bio para direcionar o público para uma página específica. Encurte o link se precisar usando a ferramenta ( bit.ly ).
⇒ De acordo com Sprout Social, mencionar outro perfil de Instagram na legenda, aumenta o engajamento em até 56%. Se atente ao perfil que mencionará, selecione-o bem.
⇒ Procure outros perfis que utilizam as mesmas Hashtags e curta suas fotos e deixe comentários para criar relacionamentos. Também use Hashtag que remeta sua marca / projeto.
⇒ Pessoas adoram mensagens motivacionais ou de humor. Faça montagem com suas fotos e frases populares.
⇒ Faça uma PPS (pergunta poderosa) e deixe o público respondê-la para gerar engajamento.
⇒ Tente gerar conteúdo de 1-2 vezes ao dia. Imagens, vídeos…, você pode economizar tempo usando ferramentas como o Instamizer, GrowSocial – agendando suas postagens.
⇒ Aos domingos a frequência de outros perfis diminuem. Uma ótima oportunidade para você.
⇒ Agora você pode enviar links em mensagens diretas no Instagram.
⇒ Divulgue o Instagram em outras redes sociais, no Facebook, por exemplo.
⇒ Teste fazer alguns anúncios: Fotos, Vídeos, Carrossel Ads e Stories. Promova algum material rico como e-book, vídeo aula, sessão gratuita, etc.
Mais seguidores? Utilize as Hashtags mais procuradas pelo público e as relacionadas ao seu segmento. A ferramenta Websta revela pra você quais são as Hashtags mais procuradas. No entanto, use no máximo 10 em uma publicação para não perder o foco.
Contrate uma ferramenta para ganhar mais seguidores com o perfil ideal da sua persona. Ferramentas como: Gerenciagram, InstaEasy, Turbogram, GrowSocial, StimSocial, Bume,
Os aplicativos (alguns acima permite testes gratuitos de até 7 dias) são uma boa maneira de angariar seguidores ao seu perfil, mas devem ser usadas em combinação com outras estratégias, principalmente mantendo publicações diárias além aos seguidores conquistados.
E você Coach, como tem usado esta ferramenta para se promover e vender seus serviços de Coaching?
Compartilhe com seu colega de profissão, ajuda este mercado que cresce a cada dia.
Com dificuldades de obter resultados usando Marketing Digital? Envie um e-mail para consultor@abneraugusto.com.br e me fale qual sua maior dificuldade, vou presenteá-lo uma Consultoria Online de 1h via Skype para te ajudar à alcançar o resultado desejado. Tenho alguns horários disponíveis.