Por Que Definir Um Nicho é Fundamental para Alavancar Seus Resultados
Por que Definir Um Nicho é Fundamental Para Alavancar Seus Resultados? Por que umas das maneiras mais fáceis de você promover seu trabalho na internet é atender um grupo específicos de pessoas que tenham problemas em comuns.
Lembre-se, foco é dizer não para todas as coisas – exceto para aquilo que você mais quer.
Você não é ideal para todos os clientes, nem todos os clientes sãos ideais para você.
- Você sente falta de clareza na gora de oferecer seu serviço?
- Você já se pegou pensando que ninguém está interessados no que você fala?
- Você já iniciou a semana sem saber o que compartilhar de conteúdo?
Talvez seja porque você está querendo resolver dezenas de problemas ao mesmo tempo, e dessa forma não vai funcionar. Eu diria que a primeira coisa que um Coach precisa definir antes de ir a campo captar clientes, é saber onde eles estão.
Então o que significa ter um Nicho? Significa falar diretamente para um grupo de pessoas com problemas em comum. Pessoas que não querem perder tempo na internet buscando ajuda através de vários profissionais, mas de um só.
Preciso ser especialista para definir um Nicho? Não. Mas saiba que ao definir um Nicho você direciona toda sua energia na busca por informações e assunto relacionados ao seu mercado, e naturalmente você se tornará um especialista no seu mercado. Faz sentido?
Sem um Nicho eu consigo ter resultados? Sim. Você não precisa de Nicho para ajudar alguém. Agora, saiba que um tiro de canhão vai acertar diversas coisas que estão pela frente, porém pode não acertar o alvo co frequência.
Então para você #AVANÇAR como Coach você precisa definir um Nicho para ser uma autoridade seu mercado e levar de uma vez por todas seu negócio ao próximo nível.
Evite esses 3 grandes mitos
- Se eu segmentar muito meu público eu estarei perdendo oportunidades
- Eu não superei nenhum grande problema para poder ajudar um público específico
- Minha solução serve pra todo mundo
Para clarear ainda mais suas ideias, veja os três nichos mais rentáveis e como você pode criar o seu agora mesmo.
3 nichos mais rentáveis
- SAÚDE E BEM ESTAR: A saúde é um dos mercados mais procurados para atuar em nichos de coaching. Se você optar por essa área, é possível afunilar ainda mais. Por exemplo, dietas Low Carb, Vegana, etc.
- RELACIONAMENTO: Um coach desse mercado pode ajudar famílias na resolução de conflitos, orientar pais a respeito da educação de seus filhos, salvar casamentos, ajudar em novas conquistas, etc.
- DINHEIRO: todos, sem exceção querem ganhar mais dinheiro, ou aprender a investir, poupar, educação financeira, controle de gastos, etc. Através desse nicho você também pode focar em ajudar pessoas e negócios a ganharem mais dinheiro com seus produtos e serviços.
Uma ajudinha extra para você ter certeza que esse Nicho é para você:
- Seu cliente ideal pode ser sua própria transformação (nesse caso você é sua própria persona)
- Se você já atendeu algum cliente você pode definir o nicho identificando qual foi a maior DOR que você teve que ajudá-lo.
- Você também pode idealizar seu cliente ideal com base no assunto que tem mais afinidade
ATIVIDADE PRÁTICA PARA DEFINIR O SEU NICHO (com exemplo do meu negócio)
- Eu ajudo…(quem?) – Coaches
- A…(quais ganhos) – Transformar Sonhos
- Para…(grande benefício) – Em Um Negócio Lucrativo
- Através do…(método ou programa) – Programa de Mentoria Marketing Coaching
Após ajudar dezenas de Coaches, eu percebi que para viver de Coaching você vai precisar tratar como um negócio, e todo negócio precisa de lucro. Sempre repito que, motivação sem estratégia não vai permitir você ser um Coach de Sucesso, você vai precisar saber como se destacar na internet, entregar uma mensagem impactante e transformar seguidores em clientes.
Agora coloque essa descrição de posicionamento nos seus perfis do Instagram, Facebook, Site, etc.
Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. 🙂
Grande abraço e até a próxima.
#VamosAvançarCoach